O que é Score e seu Significado

O que é Score e o Significado Dele no Mercado de Crédito e Financiamento

Você já deve ter escutado o termo score de crédito. Mas você sabe o significado de score? O que ele representa quando você deseja retirar um cartão de crédito ou fazer um financiamento?

A palavra score vem do inglês, sua pronuncia em português é “escore” e significa pontuação.

Ou seja, score é a pontuação de crédito que o SERASA dá ao CPF de cada pessoa. Essa pontuação varia de 0, mau pagador, até 1000 pontos, excelente pagador.

O score tem significado para algumas pessoas o impedimento de ter um cartão de crédito, fazer um financiamento ou empréstimo com taxas atrativas.

EXCLUSIVO: Analista de crédito pediu demissão de Banco em São Paulo e decidiu compartilhar na internet o motivo de clientes sofrerem com score baixo e terem problemas no SPC e Serasa

Mitos e Verdades sobre o Score de Crédito: Descubra os Segredos que ninguém te conta

Aumente o seu Score: Os 4 Passos Revelados do Guia do Score

Neste artigo vou explicar pra você exatamente como ele funciona e te darei dicas de como mudar o significado do score na sua vida, de negativo para positivo.

Como Funciona o Score de Crédito?

Como Funciona o Score de Crédito

Agora que você já sabe o que é o score, vou te explicar brevemente como ele funciona.

Devido as altas taxas de inadimplência foi preciso criar um sistema de pontuação de crédito para que as empresas pudessem separar os bons pagadores dos maus pagadores e evitarem o calote.

Então o SERASA criou esse sistema de pontos onde cada pessoa física tem seus dados financeiros analisados e recebe ou perde pontos de acordo a alguns critérios.

As próprias empresas fornecem os dados dos consumidores e também acessam esse banco de dados para verificar a pontuação do cliente antes de dar crédito à ele.

Quanto mais critérios o consumidor preencher mais pontos ele terá, dessa forma quando consultado seu score, qualquer empresa pode saber pela pontuação se ele é considerado bom pagador ou não.

Parece simples, o consumidor vai somando pontos ao pagar suas contas em dia e vai perdendo caso atrase alguma. Só que não é bem assim que o score funciona.

Com a arbitrariedade do cálculo e com o SERASA escondendo como realmente funciona o score, muita gente tem seu crédito negado por score baixo mesmo com o nome limpo.

Dessa forma o que era pra ser de ajuda para os comércios acabou virando pesadelo dos consumidores, que não fazem ideia de como funciona o score de crédito.

Porque devido a complexidade e critérios de cálculo ocultos, você pode perfeitamente ser um bom pagador e ainda assim ter sua pontuação baixa.

Para mais detalhes sobre o cálculo do score, leia o artigo:

Resumindo, o score funciona assim:

  1. As empresas aderidas fornecem os dados financeiros dos consumidores ao SERASA
    _
  2. O SERASA analisa esses dados e, através do sistema de pontuação, dá uma nota pra cada consumidor.
    _
  3. As empresas verificam o score do consumidor antes de aprovar um cartão de crédito ou financiamento e decidem se é um bom pagador ou não.

O Que Significa ter o Score Baixo

Ter o score baixo significa não ter cartão de crédito, empréstimo ou financiamento aprovado. Ter o score baixo é ser considerado um mau pagador e, portanto, não terá a confiança das empresas.

Uma pontuação de crédito é baixa quando não supera os 400 pontos. Consumidores nessa faixa tem um alto risco de inadimplência segundo o SERASA.

Se você está nessa faixa e precisa de um cartão de crédito ou um financiamento, é muito difícil que consiga. Para ser aprovado precisará resolver o score baixo e só então solicitar o crédito.

Por quê Meu Score Não Sobe?

O score não sobe principalmente por dívidas em aberto que você ainda tenha no SERASA. Enquanto você não cancelar todas as suas dívidas e limpar seu nome, seu score não vai subir.

Ainda assim, quando a dívida é muito recente a pontuação ficará baixa por um tempo, alguns meses, até que você novamente vá pagando suas contas em dia e ele se normalize.

O tempo vai depender de quantas contas você tenha em seu nome, sejam contas de serviços, empréstimos, faturas de cartão de crédito entre outras. Quanto mais você pagar, melhor será seu score.

Existem outros fatores porquê seu score não sobe, entre eles posso citar:

  • Pouca ou nenhuma informação financeira a seu respeito;
    _
  • Sua idade. Pessoas jovens tendem a ter score mais baixo;
    _
  • Muitas consultas no registro do SERASA.

Eu escrevi um artigo (leia logo abaixo) completo dando dicas do que você pode fazer para subir seu score, mesmo tendo todos os fatores contra você.

Como Aumentar o Score de Crédito

Como Aumentar o Score do CPF no SERASA de 100 a 300 Pontos em 7 Dias ou Menos

Precisou de financiamento, aumentar o limite do cheque especial, empréstimo ou obter um cartão de crédito e teve seu pedido negado devido ao Score baixo? Vou te revelar neste artigo porque isso acontece. E como aumentar o score do CPF em até 300 pontos em menos de 7 dias ...
Quero Aumentar meu Score!

Quantos Pontos Preciso para ter um Score Bom?

Um score é bom com 700 pontos ou mais. Ter acima de 700 pontos é considerado um baixo risco de inadimplência e é mais provável conseguir crédito.

Mas, ainda assim, dependendo do tipo de financiamento ou cartão de crédito, você poderá enfrentar problemas se sua pontuação estiver muita abaixo de 1000.

Por isso, além de saber o que é o score e como ele funciona, é bom garantir que ele não atrapalhe seus planos.

Siga estas recomendações para aumentar seu score e nunca mais tenha cartão de crédito ou financiamento negado por ter um score baixo.

Eu já passei por esse constrangimento mesmo tendo meu nome limpo, e não desejo isso a ninguém.